Bom, vou falar um pouco sobre o JMeter. Pra quem ainda não conhece, o JMeter é uma ferramenta de automação de testes.
Introdução:
Desde que a metodologia de testes começou a se desenvolver, vem crescendo número de pesquisas sobre ferramentas que possam agilizar o processo dos testadores. Uma das maiores dificuldades da época eram os testes de carga. Ta, e o que seria um "teste de carga"? Teste de carga são os testes feitos para analisar o fluxo de acessos a determinada aplicação, formulário e afins.
Bom, imagine você tendo que simular um acesso simultâneo de 100 pessoas a um formulário de cadastro sem uma ferramenta que faça isso pra você. Impossivel, você nunca poderia sicronizar 100 pessoas fazendo a mesma tarefa ao mesmo instante.
Eis que surge o JMeter:
Por volta do ano de 2004 o JMeter começa a dar sinal de vida com as suas primeiras versões. Totalmente feito em Java e com um design nada convidativo, o JMeter se encontra na versão 2.5. Sua maior virtute são os grupos de Usuários Virtuais, que conseguem simular usuários acessando simultâneamente um web site. Pronto, isso resolve um dos maiores problemas que ainda existiam na metodologia de teste de software, agora aqueles testes que eram feitos de forma arcaica e quase sem resultado, agora são automatizados e consomem menos tempo dos profissionais. O JMeter possui outras dezenas de funcionalidades, mas isso será um assunto para outros posts.
Conclusão:
O JMeter é um aplicativo que foi criado pela Apache com o objetivo de suprir a ausência de testes automáticos. Ele possui enumeras funcionalidades apesar de sua aparência arcaica, com ele é possível realizar testes de carga em qualquer web site desejado.
Link para download ou informações:
http://jakarta.apache.org/jmeter/
Por: Carlos Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário