segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Metodologias Ágeis

        Olá hoje vou falar um pouco sobre uma metodologia Ágil que vem trazendo mutas discussões, sobre ser ou não um método eficiente, está metodologia é Extreme Programming mais conhecida como XP, ela é utilizada geralmente em empresas de pequeno a médio porte, e seu diferencial está em valorizar  feedback constantes, a abordagem incremental e a comunicação entre stakeholder.
        Projetos que vinham utilizando das metodologias tradicionais experimentaram e a aprovaram a XP. O primeiro projeto a fazer essa experiência foi o C3, da Chysler, depois de vários anos utilizando as metodologias tradicionais e sempre fracassando, experimentou e aprovou o uso da XP, com pouco mais de um ano conseguiu concluir seu projeto. A grande maioria das regras trabalhadas nesta metodologia são grandes motivos de discussões por não fazerem sentido se utilizadas de forma separada, é a união delas que promove seu sucesso, causando uma grande revolução no desenvolvimento de softwares.
        Enfatizando meios  rápidos de desenvolvimento suas regras práticas e valores criam um agradável ambiente de desenvolvimento para seus desenvolvedores, que são levados por alguns valores como: comunicação, simplicidade, feedback e coragem.
Seu princípio de comunicação promove um melhor relacionamento entre clientes e desenvolvedores, através conversas e outros meios de comunicação. Sua simplicidade busca permitir a criação de códigos simples que e que não possuam funções desnecessárias. este método propõe implementar apenas requisitos atuais, evitando colocar funcionalidades que podem ser desnecessárias. Prevendo que é melhor fazer algo simples hoje e pagar um pouco mais amanhã para fazer maiores modificações se assim for necessário
levando em consideração que requisitos são mutáveis. Já a prática de feedback constante representa a comunicação direta entre cliente e desenvolvedor, tornando o cliente como parte da equipe e mostrado a ele suas evoluções.
        Bom Posso apostar que está metodologia irá causar muita polemica ainda, e vamos ficar de olho e suas inovações, pois sua constante forma de mudança abrange adaptações e melhorias.

Publicado por: Giselle Fonseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário