Vou falar sobre mais uma ferramenta de teste de software, o Mantis. Mas antes vou dar uma breve descrição sobre o que é Teste de Software.
- Teste é o processo de demonstrar que os defeitos não estão presentes!
- Teste é o processo de demonstrar que algo funciona corretamente!
- Teste é o processo de demonstrar que determinadas coisas fazem o que deveriam fazer!
O teste é realizado por um testador de software, que permeia outros processos da engenharia de software, e que envolve ações que vão do levantamento de requisitos até a execução do teste propriamente dito.
O Mantis é uma ferramenta para gerenciamento das falhas, erros e defeitos de um sistema. Foi desenvolvida em PHP e tem o código de fonte aberto, permitindo ao usuário uma variedade de personalizações. O Mantis controla o ciclo de vida de uma falha, desde que é descoberta e relatada até sua solução e fechamento. A versão 1.0.0 foi lançada em Janeiro de 2006.
Nele temos várias opções para acompanhamento do bug, descrevendo a categoria, a freqüência com que ocorre, a gravidade, a prioridade, a descrição do bug, podendo também anexar arquivos. Mostra também quem foi o relator do bug, a quem foi a atribuído, o status, etc
Então, com a utilização dessa tecnologia o stakeholds (envolvidos no projeto) podem ter controle total dos erros encontrados pelos testadores e o tempo de resposta por parte dos desenvolvedores e quais desenvolvedores estão com quais erros. É uma ferramenta que acompanha todos os passos do relato de um defeito encontrado, ela facilitou e ajuda muito seus usuários a resolvê-los além de ser fácil de usar e entender.
Por Michelly Pessôa
Por Michelly Pessôa
Nenhum comentário:
Postar um comentário