domingo, 27 de novembro de 2011

Irradiação de luz por duas semanas, apenas com um pequeno contato de luz solar

Investigadores da Universidade da Georgia (Estados Unidos) criaram um material que, após ser exposto à luz solar durante apenas um minuto, é capaz de irradiar luz infravermelha que pode ver-se no escuro durante mais de duas semanas.
Segundo os cientistas, o achado poderá revolucionar o campo dos diagnósticos médicos. Por exemplo, nanopartículas com este material poderiam ajudar a visualizar uma pequena metástase que, de outra forma, passaria despercebida. Pode também contribuir para tornar as células de energia solar mais eficientes servir ainda fins militares, visto que o material só pode ver-se através de dispositivos especializados de visão nocturna.

O material é composto por discos cerâmicos que contêm iões de crómio trivalente e emitem luz numa faixa próxima do infravermelho, mas a sua emissão dura só alguns milésimos de segundo.
A novidade deste material é a conjugação de zinco e germanato que criam um labirinto de ‘armadilhas’ que armazenam a energia por muito mais tempo e permitem que esta se vá libertando em forma de luz por mais de duas semanas.
Os investigadores testaram o material em diversas condições. Comprovaram que este pode ser carregado mesmo em dias nublados e chuvosos. A substancia fosforescente não precisa de ser exposta directamente à luz solar. Pode carregar-se na sombra, debaixo de água e mesmo em água salgada.
 
Fonte:  http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=51927&op=all
E essa postagem é só pra agradecer ao nosso Professor César França, pela dedicação ao longo desses últimos anos. Seguiremos em frente, mas com toda certeza sempre iremos lembrar com todo carinho de sua atenção com todos nós.
Estará sempre presente em nossa história e lá na frente quando olharmos para trás vamos lembrar, de seus ensinamentos.
Um enorme abraço e te desejamos muito mais sucesso.



Por: Giselle Luana e Michelly.

Memórias Flash

Memória flash
            Uma tecnologia de armazenamento muito usada e muito prática hoje em dia é a memória flash. Diferentemente da memória RAM e também da SRAM, a memória Flash permite armazenar dados por logons períodos, sem precisar de alimentação elétrica. Graças a isso, a memória Flash se tornou rapidamente a tecnologia dominante em cartões de memória, predrives, HDs de estado sólidos (SSDs), memória de armazenamento de câmeras, celulares e palmtops, e assim por diante.
Aqui estão alguns exemplos de memória flash:
·         o chip da BIOS do seu computador;
·         CompactFlash (encontrado freqüentemente em câmeras digitais);
·         SmartMedia (encontrado freqüentemente em câmeras digitais);
·         Memory Stick (encontrado freqüentemente em câmeras digitais);
·         cartões de memória PCMCIA Tipo I e Tipo II (usado como disco de estado sólido em laptops);
·         cartões de memória para videogames.



Existem dois tipos de memórias flash, a NAND e a NOR:

Flash NOR
A memória flash NOR (Not OR) permite acessar os dados da memória de maneira aleatória, com alta velocidade. Foi a primeira a se popularizar, chegando ao mercado em 1988, seus chips possuem uma interface de endereços semelhante à da RAM, sendo utilizado para armazenar o BIOS das placas-mãe e também firmwares de vários dispositivos, que antes eram armazenados em Memória ROM ou EPROM.

Flash NAND

A memória flash NAND (Not AND) trabalha em alta velocidade, faz acesso sequencial às células de memória e trata-as em conjunto, isto é, em blocos de células, em vez de acessá-las de maneira individual. Essa arquitetura foi introduzida pela Toshiba em 1989. Cada bloco consiste em um determinado número de páginas. As páginas são tipicamente 512, 2048 ou 4096 bytes em tamanho. A página é associada a alguns bytes (tipicamente 12-16 bytes). Atualmente são os tipos de memória mais usados em dispositivos portáteis.

Referências:

MORIMOTO, Carlos E. Memória Flash. Disponível em http://www.hardware.com.br/livros/hardware/memoria-flash.html. Acesso em 27 de novembro de 2011.


Wikipédia. Memória Flash. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_flash. Acesso em 27 de novembro de 2011.

Por Luana Menezes.


PS5 - Deixando uma parte da foto colorida e o restante preta e branca!!

   Como eu disse na postagem anterior, vou ensinar a deixar uma foto com uma parte colorida e o restante preta e branca .

1º - Para começar, abra a imagem que você deseja dar esse efeito. 
Arquivo > Abrir > Escolha a foto (a foto deve estar colorida) e clique em “Abrir”.

2º - Depois você deve duplicar a camada, é como se você duplicasse a foto, mas no photoshop tratamos por camada!
Ctrl+j (com esse comando a camada já está duplicada).

3º - Depois a camada duplicada deve ficar preta e branca, então faça o seguinte:
Ctrl+Shift+U (com esse comando a foto fica preta e branca).

4º - Depois você vai pegar a borracha (que se chama Ferramenta de Borracha) e vai começar a apagar a parte que deseja deixar colorida, assim você vai apagado até deixar toda parte deseja colorida. Se por acaso você apagar uma parte que desejava deixar preta e branca. Clique em Ctrl+Z para desfazer (esse comando é muito conhecido e funciona no PS5 também).

5º - E para finalizar você deve “juntar” as camadas para poder salvar em JPG, PNG, GIF... O formato que desejar. Vá no “Menu Camada”
Camada > Achatar Imagem > Arquivo > Salvar Como.
Dê um nome a sua imagem e escolha o formato e clique em “OK”. Pronto, você tem uma foto preta e branca com uma parte colorida!
Ps.: Você deve salvar sua imagem com um nome diferente, se não você vai substituir e perder a imagem original!!

O resultado já mostrei na postagem anterior!! 

Por Michelly Pessôa

Nσvαs Tєcnσℓσgiαs

   Boa Noite pessoal, hoje estou aqui para fazer uma postagem diferente! Nesse blog falamos sobre diversos tipos de tecnologias. Sobre aparelhos inovadores, linguagens de programação, programas que nos ajudam no dia a dia, redes, teste de software, entre outras.
   Esse blog foi criado a pedido do nosso professor da cadeira de Novas Tecnologias (de Análise e Desenvolvimento de Sistemas) para que a cada semana postássemos algum conteúdo sobre uma nova tecnologia e assim ao final do período teríamos nossa nota =D. Mas com certeza o objetivo do nosso professor não era o de conseguirmos uma nota boa só por postar no blog e sim que aprendêssemos mais a cada semana sobre um assunto interessante. Além da minha postagem a cada semana, teria a postagem de mais 3 pessoas do meu grupo, então eu não estaria aprendendo mais sobre um assunto por semana e sim 4 =D. Sem falar no restante da turma que está fazendo o mesmo!!
   Falar sobre novas tecnologias em um blog já é uma tecnologia =D ... Estamos aprendendo mais e também tentando passar um pouco do que aprendemos para as outras pessoas que porventura vieram a lê-lo.
   Enfim, quero dizer que essa atividade foi muito produtiva, alguns assuntos eu já sabia, outros apenas conhecia e outros aprendi e conheci aqui nesse blog. O professor que nos pediu para criá-lo foi César França. Ele é nosso professor desde o 3º período, um grande professor que sempre nos ajudou e sempre foi compreensivo, e quero dizer a ele que foi um prazer tê-lo como professor. E também agradecer por nos ensinar tantas coisas importantes para nossa carreira e futuro. Quem tiver interesse dá uma olhadinha aqui: http://www.cesarfranca.com/

   Bom, para terminar e não fugir taaaanto do objetivo do blog quero dizer que vou ensinar mais um truque do photoshop. Não sei se vocês lembram, mas em uma das minhas postagens falei sobre o PS5, pois adoro esse programa. Então, estão vendo esta foto aí embaixo, esse que está colorido é o nosso professor César França e essas duas queridinhas (à direita na foto) são integrantes desse blog também, que também contribuíram para conclusão do mesmo. Bom, vou ensinar a deixar uma parte da foto colorida e o restante preto e branco. Vou fazer isso em uma postagem a parte!!




Ps.: Integrantes desse blog: Michelly Pessôa, Giselle Fonseca, Luana Menezes e Carlos Eduardo. 

sábado, 26 de novembro de 2011

TV Digital x TV Analógica

Olá galera! Hoje vou falar de algo que está bem próximo de nós, mais muitos ainda não possuem está tecnologia e nem mesmo sabem as diferenças entre sua TV tradicional e a TV digital, e neste post vou esclarecer todas essas duvidas. Ela vem para melhorar nossa qualidade de imagem. Fantasmas, zumbidos são coisas do passado. E também por meio dela vão acabar os malabarismos com as antenas que temos que tirar de um lado para o outro, para melhorarmos a imagem.

O sistema analógico de transmissão que está sendo substituído pela TV Digital é basicamente o mesmo que foi usado nos anos 50, quando a TV começou a funcionar no Brasil. Com a evolução dos equipamentos e das câmeras, a qualidade do som e das imagens que eram gerados nos estúdios foi melhorando, mas na hora em que iam para o ar o sinal continuava sujeito a interferências que afetavam a TV analógica, pelo mesmo motivo, a chegada da cor nos anos 70 foi um salto de qualidade que nem sempre pode ser apreciado em todo o seu potencial.  Então chegamos a essa virada de século de tantas revoluções tecnológicas. Uma destas revoluções é a TV digital que vai estar agora ao alcance do consumidor brasileiro de TV aberta.
Na TV digital o som e as imagens são digitalizados e transmitidos com o mesmo tipo de linguagem dos computadores.
Haverá um longo período de transição no qual as emissoras transmitirão em digital e em analógico, para isso o governo emprestará um canal a cada emissora para que elas possam iniciar as transmissões digitais quando as pessoas dispuserem de receptores digitais todos os canais utilizados pelas emissoras serão devolvidos ao estado com esse processo de transição ainda teremos por algum tempo duas possibilidades de assistir a TV digital com um aparelho d TV digital ou com um decodificador que poderá ser acoplado a qualquer aparelho analógico que transforma o sinal digital em analógico para que ele possa ser recebido nos televisores atuais, mas é preciso lembrar que imagem de boa qualidade é apenas uma das muitas vantagens da TV digital, pois poderemos estar em qualquer lugar com um aparelho compatível e ela pegar perfeitamente.
A primeira grande diferença da TV de alta definição para a TV convencional está na chamada resolução ela pode ser percebida na nitidez que você vê nas imagens, na textura dos objetos e das superfícies, tecnicamente falando a diferença entre a imagem de uma TV comum e uma imagem de TV de alta definição está no número de linhas da tela do seu televisor. Mesmo em aparelhos que tiverem um decodificador  para receber sinal digital cada fração da imagem que você vê é formada por 480 linhas que ocupam a tela em altíssima velocidade. Já no display de TV de alta definição a mesma imagem é formada por 1080 linhas, mais que o dobro de linhas no mesmo período de tempo. O resultado é uma qualidade de imagem muito superior. Outra diferença é a abrangência da câmera. Bom galera, espero ter colaborado para um melhor conhecimento sobre este assunto. E até a próxima. 

Postado por: Giselle Fonseca

domingo, 20 de novembro de 2011

Um pouco sobre LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social, que foi fundada em 2002 e lançada em 2003, voltada para negócios que permite que profissionais de diferentes áreas criem  listas com suas conexões e as utilizem para encontrar parceiros potenciais, ampliar sua rede de contatos profissionais ou procurar um emprego. A rede atingiu sucesso e a cada dia crescem cada vez mais a quantidade de usuários.
     A cada dia o LinkedIn inova e aprimora sua rede, há pouco tempo a rede inovou  a maneira de procurar contatos da lista de amigos, o serviço lançou uma nova ferramenta chamada Classmates, que torna mais prática e objetiva as buscas dos nomes por instituições de ensino, através de novos recursos. E ainda o LinkedIn implementou um novo botão que permitirá aos usuários se candidatarem a vagas de emprego. Chamado de Apply with LinkedIn, ele promete tornar o processo de enviar currículo para uma determinada vaga bem mais intuitivo.

      Classmates oferece aos usuários da rede social profissional novas possibilidades para se conectar com colegas de universidade e faculdade, podendo ainda escolher qualquer instituição de ensino superior para verificar onde a maioria dos colegas acadêmicos estão trabalhando, onde vivem, e quais são os seus principais meios de comunicação (telefone, e-mail, redes sociais, etc).
       Com mais de 120 milhões de contas de usuário, o LinkedIn também se tornou uma rede social essencial para as empresas. Ela vem crescendo e vai continuar seu sucesso, tornou-se fundamental para os usuários que necessitam estar conectados para fins profissionais.



Referências:

MOREIRA, Eduardo. Nova ferramenta do LinkedIn conecta você com colegas do tempo de faculdade. Techtudo. Disponível em http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2011/10/nova-ferramenta-do-linkedin-conecta-voce-com-colegas-do-tempo-de-faculdade.html. Acesso em 20 de novembro de 2011.


MOREIRA, Eduardo. Techtudo – LinkedIn, categoria redes sociais. Disponível em http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/linkedin.html . Acesso em 20 de novembro de 2011.


Por Luana Menezes.

Android

Ola Galera! Sempre procuro trazer assuntos que me questiono sobre o que é, pois imagino que estes sejam objeto de duvida para todos. Hoje vou falar um pouquinho sobre ANDROID, o que é? Quem criou? Para que serve?  Bom, são várias as perguntas e hoje vamos esclarecer todas as nossas duvidas sobre este assunto. Quando escuto a palavra Android vem logo em minha mente filmes de ficção sobre robôs, maquinas que tem vida e acredito que este seja um pensamento comum, mais estamos enganados, pois Androia nada mais é que um sistema operacional, como Windows que utilizamos em nossos computadores, porem o Android é um OS desenvolvido para rodar em Smartphones, produzido pela Google para competir com a Apple.
A tecnologia a cada dia que passa vem melhorando e trazendo novas funcionalidades, que diversos aparelhos de celulares ainda não são compatíveis. E a Apple lança a cada dia um modelo novo de aparelho, que prioriza tecnologia, mais está na maioria das vezes não é acessível ao bolso dos consumidores, e a Google pensando nisso desenvolveu o Android. Que nos traz tecnologia e qualidade em um preço mais acessível.




          Vou contar um pouco da história deste OS, os estudos sobre o desenvolvimento deste sistema começou em 2005, quando a Google comprou a empresa Android Inc localizada na Califórnia, nesta época foi desenvolvida uma plataforma para telefone móvel baseada em Linux, seu objeto era ser simples, aberta e de fácil migração para os fabricantes. Tudo isso eram apenas boatos nada confirmado realmente pela Google. Em dezembro de 2006, surgem noticias de que a Google estaria disposta  a entrar no mercado de aplicações para telefones móveis.
Mais o primeiro telefone comercialmente liberado para rodar o sistema operacional foi lançado em 22 de outubro de 2008. Após este lançamento já foram desenvolvidas várias versões, já estamos atualmente na 4.0, e além de Smartphones, o OS Android, também roda em tablet. O Android é open source, quer dizer que qualquer pessoa pode desenvolver aplicações e as disponibilizar para outros usuários, entre suas principais funcionalidades é o acesso a internet e os aplicativos desenvolvidos pela Android Market, por ser desenvolvido pelo Google é claro que não podia deixar de oferecer acesso a pesquisas, o goole maps, emails entre outras vantagens. Algo curioso é que as versões lançadas recebem nome de sobremesas.
Bom galera é isso ai. Espero ter contribuído para ajudar a entender um pouquinho sobre este sistema operacional que está com tudo e ainda promete muito mais.



Referencias: 

Postado por: Giselle Fonseca


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Django Web Framework

   Boa tarde galera, diariamente muitos sites são criados, tanto para noticiar, divulgar quanto para uma conversação, opinião, em um blog por exemplo.
   Antigamente as páginas dos sites eram codificadas do início ao fim, não tinham auxílio de nenhuma ferramenta específica.


   Muitos profissionais de Web Design tiveram a necessidade de tornar mais prática a criação de  páginas, tanto pelo fato de terem que fazê-las em curto prazo e também pela demora para codificar, pois deixar um site com uma boa estrutura e dinâmico em curto prazo não era tão simples. Então foi criado em Python (Linguagem de alto nível orientado a objetos) um framework para esse trabalho. Foi dessa forma que surgiu o Django.
   Django é um framework web proposto para aqueles que se identificam com a web design e também até para aqueles que têm curiosidade de aprender. O Django possibilita que o usuário crie aplicativos web de forma rápida, eficaz, estruturada e bem elaborada.
   A interface do Django é bastante simples de se trabalhar, o “Administration Django” permite postar áudios em mp3, vídeos de maneira prática e rápida. A facilidade desse framework web é a forma de como podemos criar os sites e também os aplicativos que vão fazer parte do web site.
   Essa ferramenta é orientada a objeto e possibilita ao usuário (que criou o site) que ele pré-visualize o site, teste os links e também todos os aplicativos, fazendo assim com que os erros sejam menores, pois não é necessário fazer uso de todos os códigos em HTML nas páginas.
Para usar o Django faça o download no site, que poder esse: http://www.djangobrasil.org/download/ e começar a usar. Esse site possui várias dicas. O Django é um software livre e grátis.

Referências:

Wikipédia. Django (Web Framework). Disponível em:

SlideShare.Django: Framework web para perfeccionistas com prazos. Disponível em:

Grok Podcast. Episódio 12 – Django – O framework web para perfeccionistas. Disponível em:

Django Brasil. Framework web para perfeccionistas com prazos. Disponível em: http://www.djangobrasil.org/. Acesso em 14 de Novembro de 2011.


Por Michelly Pessôa

domingo, 13 de novembro de 2011

Robótica a serviço da educação.


O termo “Robótica”, há muito tempo já deixou de ser encarado como algo futurista, as práticas e estudos relacionados a área estão começando a deixar de ser uma raridade. Segundo Lieberknecht (2011), a robótica é uma área incrivelmente lucrativa para a educação. “O ato de construir e programar um robô exige a combinação de conhecimentos de diversas áreas, o que dá à robótica um caráter multidisciplinar. Outra característica da robótica é o fato de suas atividades serem mais produtivas quando realizadas por um grupo de pessoas trabalhando em conjunto, e não por um único indivíduo.” Nada mais justo então do que explorar a robótica como um meio de interação entre grupos, um meio de comunicação e troca de conhecimento. Afinal, tudo se resumirá a um produto “físico” e outro mental.
Alguns robôs não necessitam ser desenvolvidos fisicamente para que sirvam como meio de aprendizado interno ou externo, um caso real disso é o robô ED. Ele é um robo virtual que conversa normalmente com você, entendendo as suas perguntas e as respondendo de maneira objetiva. Atualmente ele foi programado para direcionar o público a sustentabilidade e a preservação ecológica, ele participa de um miniprojeto do governo. Para entendê-lo melhor, acesse e converse com o próprio:

http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php

Um estudo sobre gerência de configuração.

             
     Mudanças durante o desenvolvimento são inevitáveis; o entendimento dos usuários sobre suas necessidades muda, o ambiente no qual o sistema vai operar muda, a legislação muda, os requisitos mudam. Com tantas mudanças assim, é necessária alguma forma de gerenciamento para que o desenvolvimento não fique caótico.
     Gerência de configuração de software (GCS) é a arte de identificar, organizar e controlar modificações no software que está sendo construído por uma equipe de desenvolvimento. O objetivo é maximizar a produção, minimizando os erros. A gerência de configuração de software é uma das bases de engenharia de software “Moderna”. (Molirani, 2008)
A GCS responde às seguintes questões básicas, que depois são desmembradas em outras questões mais específicas:

  1. Quais mudanças aconteceram no sistema?
  2. Por que essas mudanças aconteceram?
  3. O sistema continua íntegro mesmo depois das mudanças?
     A GCS é extremamente útil e importante. Por isso, faz parte de modelos importantes de maturidade de processo de desenvolvimento tais como o CMMi, MPS-Br e o SPICE.
Do ponto de vista das ferramentas existentes, a GCS é formada pelas seguintes atividades:
   Controle de versão – O software é frequetemente modificado de maneira que envolve uma sucessão de estados temporários chamadosde versões. O GCS facilita o controle de versões através de repositórios e library. Controle de versão provê uma rastreabilidade ou história das mudanças de cada software, incluindo quem fez o que, por que e quando.  
            Controle de mudanças – Controle de mudanças é um processo no qual a modificação do componente do software é proposta, avaliada, aprovada ou rejeitada, agendada e rastreada. Os principais elementos do controle de mudanças são o próprio processo, o processo de relatório de status e o processo de auditoria.
Integração contínua - O objetivo é garantir que as mudanças no projeto são construídas, testadas e relatadas tão logo quanto possível depois de serem introduzidas.

     Alguns exemplos de ferramentas open Source para apoiar atividades de GSC:
Controle de versão: Git, Subversion, CVS, Mercurial.
Controle de mudanças: Trac, Mantis, Bugzilla, Redmine.
Integração contínua: Bitten, Ant, Maven, Gump.


Concluindo:
     A Gerência de Configuração é essencial para manter o desenvolvimento de software controlável. Contudo, ainda é grande o número de empresas que ainda não utilizam nenhum tipo de GCS ou que utilizam apenas o controle de versão nos seus projetos. As causas para essa situação são o desconhecimento da amplitude e importância da GCS e o desconhecimento das ferramentas de apoio existentes.
     Gerência de Configuração é uma atividade que deve ser usada em todos os projetos de desenvolvimento de software. A existência de várias opções de ferramentas open source torna a implantação da GCS mais fácil principalmente para micro e pequenas empresas. Porém, é necessário algum esforço para a adequação ao processo e treinamento específicos.

Referências:
DIAS, André Felipe. Pronus, engenharia de software. O que é gerência de configuração? Disponível em http://pronus.eng.br/artigos_tutoriais/gerencia_configuracao/gerencia_configuracao.php?pagNum=1. Acesso em 13 de novembro de 2011.
MOLINARI, Leonardo. Teste de Software: Produzindo Sistema Melhores e Mais Confiávies. 4. Ed. – São Paulo: Érica, 2008.


Por Luana Menezes