O termo “Robótica”, há muito tempo já deixou de ser encarado como algo futurista, as práticas e estudos relacionados a área estão começando a deixar de ser uma raridade. Segundo Lieberknecht (2011), a robótica é uma área incrivelmente lucrativa para a educação. “O ato de construir e programar um robô exige a combinação de conhecimentos de diversas áreas, o que dá à robótica um caráter multidisciplinar. Outra característica da robótica é o fato de suas atividades serem mais produtivas quando realizadas por um grupo de pessoas trabalhando em conjunto, e não por um único indivíduo.” Nada mais justo então do que explorar a robótica como um meio de interação entre grupos, um meio de comunicação e troca de conhecimento. Afinal, tudo se resumirá a um produto “físico” e outro mental.
Alguns robôs não necessitam ser desenvolvidos fisicamente para que sirvam como meio de aprendizado interno ou externo, um caso real disso é o robô ED. Ele é um robo virtual que conversa normalmente com você, entendendo as suas perguntas e as respondendo de maneira objetiva. Atualmente ele foi programado para direcionar o público a sustentabilidade e a preservação ecológica, ele participa de um miniprojeto do governo. Para entendê-lo melhor, acesse e converse com o próprio:
http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php
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