Olá Galera, em postagens anteriores falei sobre algumas linguagens de programação, nesta postagem vou falar um pouquinho o que é uma linguagem de programação, e para o q realmente elas servem, muitas pessoas se perguntam o que faz um programador, está é uma duvida geral, bom isso não é preocupante, pois sei que são vários os questionamentos relacionados à área de TI. E o assunto de hoje é um deles. Bom um programador produz softwares programas que auxiliam na utilização dos computadores, facilitando nosso dia-a-dia. Esses programas são feitos através das linguagens de programação.
Uma linguagem de programação é um método que utiliza padrões para executar instruções para o computador. Permite também que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai trabalhar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
A intenção das linguagens de programação é prover um maior desempenho para os programadores, permitindo a eles demonstrar suas intenções com mais facilidade do que seria se eles utilizassem uma linguagem de maquina, no caso dos números binários para ser mais especifica. As linguagens de programação foram criadas para adotar uma sintaxe de nível mais alto que pode ser mais facilmente entendida por um humano, elas são ferramentas muito importantes para os programadores, elas permitem que os programas sejam escritos de uma forma organizada e com muito mais rapidez. Elas ainda fazem com que os programas sejam bem menos dependentes de computadores ou ambientes computacionais, isso é possível porque os programas escritos em linguagens de programação são traduzidos para o código de máquina do computador no qual será executado.
Existem dois tipos de linguagens de programação, de uma forma bem popular e fácil de entender vou classificá-las: as que facilitam um pouco a vida de um programador que são as de baixo nível e as que facilitam muito que são as de alto nível. Os computadores interpretam tudo como números em base binária como comentei anteriormente, ou seja, só entendem zero e um. As linguagens de baixo nível são interpretadas diretamente pelo computador, tendo um resultado rápido, porém é muito difícil e incômodo se trabalhar com elas mais ainda em algumas empresas são utilizadas vamos dizer assim; ruim com elas muito pior sem. Já as de alto nível que atualmente são as mais utilizadas oferecem atalhos e vários recursos para agilizar e facilitar a vida dos programadores.
Basicamente é isso espero ter esclarecido de uma forma bem popular as duvidas sobre este assunto, e até a próxima postagem.
Exemplos de algumas Linguagens:
Referencias:
Postado por: Giselle Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário