sábado, 5 de novembro de 2011

Biometria e a Urna Biométrica

   Boa Noite galera, hoje vou falar sobre biometria e urnas biométricas.
  A origem da palavra biometria vem do grego, bios quer dizer vida e metron quer dizer medida. Biometria é um método para reconhecer os indivíduos a partir de suas medidas biológicas e características de comportamento.
   Existem muitas maneiras para identificar as características de cada pessoa, isso de chama reconhecimento biométrico. A geometria das mãos - impressões digitais, reconhecimento da face – a íris e a retina, a assinatura. Isso é importante para que as pessoas sejam reconhecidas em suas individualidades e para que possamos ter sistemas de segurança cada vez mais confiáveis.
   Assim como a assinatura é uma marca pessoal, não existe uma impressão digital igual a outra.


URNA BIOMÉTRICA
   Para que um reconhecimento biométrico aconteça, as pessoas precisam se cadastrar anteriormente. No Brasil já acontecem votações com urnas biométricas e em um futuro muito próximo todos no Brasil votarão em urnas biométricas. Mas o que é uma urna biométrica??
   A biometria identifica o eleitor com segurança, pela leitura das suas impressões digitais e ninguém tem impressões digitais iguais (como já disse anteriormente). A biometria é um momento que antecede o comparecimento à urna eletrônica, o eleitor  já fez o cadastramento prévio e assim ela coleta com fidedignidade o voto do leitor, faz a apuração também com absoluta fidelidade e a respectiva totalização.
   A urna biométrica lê as características das digitais do eleitor, faz o comparativo da pessoa que está ali, colocando a sua digital, com o banco de dados inserido na urna eletrônica. Havendo a coincidência dos dados, a urna é automaticamente liberada para que ele efetue seu voto.
   Para que se possa ser realizada essa tarefa, há necessidade de ter o que é chamado de kit de identificação do eleitor, o Kit Bio. Esse kit é composto por um scanner, que faz a leitura das digitais e tira foto do eleitor, dentro de características de padrão internacional, que possibilita inclusive a identificação do indivíduo pela sua foto. Estaríamos prontos para implementar aí a identificação biométrica efetivamente que já fez um cadastramento prévio, faz o comparativo da pessoa que está ali, colocando sua digital,
 Não será mais o mesário, o serventuário, o ser humano a identificar o leitor. Essa identificação se fará biometricamente, ou seja, eletronicamente, digitalmente, instantaneamente com mais segurança ainda, porque há outros modos também, razoavelmente seguros, de identificar o eleitor, mas nenhum se compara à identificação biométrica. A urna eletrônica com características de identificação das digitais habilita automaticamente o eleitor, sem a intervenção direta do mesário.
   A previsão é de que dentro de 6 a 8 anos a biometria esteja implantada em 100% do território nacional. Será muito importante para o futuro de todas as cidades e municípios.

Referências:

Clube da Informática. O que é biometria? Disponível em: http://www.clubedainformatica.com.br/site/2009/03/27/o-que-e-biometria/. Acesso em 05 de Novembro de 2011.

ColégioWeb. Biometria. Disponível em: http://www.colegioweb.com.br/curiosidades/biometria.html. Acesso em 05 de Novembro de 2011.

Info Escola. Biometria. Disponível em: http://www.infoescola.com/tecnologia/biometria/. Acesso em 05 de Novembro de 2011.

Brunazo. Urnas Eletrônicas com Biometria. Disponível em:  http://www.brunazo.eng.br/voto-e/textos/urnas-b1.htm. Acesso em 05 de Novembro de 2011.

JaruWeb. Urna Biométrica: Municípios terão que recadastrar eleitorado. Disponível em:

Por Michelly Pessôa

Nenhum comentário:

Postar um comentário