A denominação de Cloud Computing começou a ser conhecido em 2008, e do jeito que as coisas estão andando ainda ouviremos falar muito desse termo. Mais conhecido no Brasil como Computação nas nuvens. Cloud Computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.
Comumente armazenamos nossos dados e arquivos, e utilizamos aplicações em nossos próprios computadores. A principal vantagem desse modelo está no fato de ser possível, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem acesso à internet ou à rede. Em outras palavras, é possível usar esses recursos de maneira off-line. Entretanto, todos os dados gerados estarão restritos a esse computador, exceto quando compartilhados em rede, o que não é muito comum no ambiente doméstico. Mesmo no ambiente corporativo, isso pode gerar algumas limitações, como a necessidade de se ter uma licença de um determinado software para cada computador, por exemplo.
Com a otimização do uso da internet e da tecnologia, nos permite estarmos sempre conectados e daí a idéia do Cloud Computing pode ser engajada. Com a Cloud Computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usuário ou em um servidor próximo. Esse conteúdo passa a ficar disponível nas "nuvens", isto é, na internet. Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc. O usuário não precisa se preocupar com nada disso, apenas com acessar e utilizar.
Porém, a principal desvantagem é que sem acesso à internet, o usuário não terá acesso aos seus dados e informaçõs. Um exemplo de um aplicativo na nuvem é o Google Docs, um serviço onde os usuários podem editar textos, fazer planilhas, elaborar apresentações de slides, armazenar arquivos, entre outros, tudo pela internet, sem necessidade de ter programas como o Microsoft Office ou OpenOffice.org instalados em suas máquinas. Outro exemplo, é o Drop Box, que permite armazenamento de dados de uma forma organizada e que pode ser compartilhada, entre outros usuários.
Referências:
INFOWESTER. O que é Cloud Computing(Computação nas nuvens)?. Disponível em http://www.infowester.com/cloudcomputing.php. Acesso em 07 de novembro de 2011.
Por Luana Menezes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário