Boa Tarde galera, hoje vou falar um pouquinho sobre BD’s Multimídia (Banco de Dados Multimídia).
A utilização multimídia vem se tornando cada vez mais freqüente nos dias de hoje. Arquivos em formato multimídia são muito mais acessíveis do que em formato convencional de texto e estão muito mais próximos de nossa concepção. Esses tipos de aplicativos começaram a surgir quando os SGBDs (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) convencionais já tinham uma tecnologia bastante avançada. Com tudo, seu uso foi um pouco impróprio para lidar com dados multimídia, por possuir uma grande quantidade de bytes, com isso, tornou-se necessário o desenvolvimento de um sistema de bancos de dados próprio para este tipo de aplicações os SGBD MM. (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Multimídia).
Estes Sistemas SGBD MM têm grandes diferenças dos SGBDs tradicionais em diversos aspectos. Um bom SGBD MM deve fazer consultas a partir do conteúdo dos documentos, para isso é importante que ele seja capaz de estabelecer uma interpretação dos dados, com a identificação de objetos conceituais nele contidos e seus relacionamentos. Já nos SGBDs convencionais a apresentação da informação é uma tarefa banal, nos SGBD MM isto é uma preocupação importante. O gerenciamento de dados contínuos de áudio e vídeo nos traz também mais um problema a ser apresentado, o tempo. Por estes motivos, o gerenciamento de informações multimídia torna-se bem mais complicado.
Mas o que é um Banco de Dados Multimídia? Um BD Multimídia é uma coleção organizada de itens e dados multimídia como imagem, áudio e vídeo, sendo que seu objetivo é organizar, classificar e pesquisar estes dados
Principais Características são: Controle de Integridade, Recuperação, Flexibilidade, Controle de Acesso, Integração de Dados, Eficiência, Controle de Concorrência, Persistência, Processamentos de Pesquisa, Extensibilidade, Controle de Versão .
Alguns tipos de BD MM são:
■ Imagem: São armazenadas como conjunto de valores de pixels ou em forma comprimida.
■ Som: Necessita de interface de áudio e alta capacidade de armazenamento.
■ Vídeo: Cada segmento é formado por uma sequência de frames que inclui os mesmos objetos/atividades.
■ Animação: Sequências temporais de dados gráficos ou imagens.
■ Hipertextos: Documentos são associados via links.
■ Hipermídia: É uma forma combinatória de multimídia, onde textos, imagens e sons estão ligados entre si.
A disposição de utilizar este tipo de banco de dados tende a aumentar, devido ao grande volume de dados multimídia que um usuário comum tem em seu computador pessoal, onde este poderá estar utilizando de um Banco de Dados Multimídia para o gerenciamento e armazenado de seus arquivos.
Referências:
Unioeste Campos Cascavel. Banco de Dados Multimídia. Disponível em:
http://www.inf.unioeste.br/~olguin/4463-semin/g7-monografia.pdf .Acesso em 30 de Setembro de 2011.
Macoratti.net. Banco de Dados Multimídia. Disponível em:
http://www.macoratti.net/vb_mmda.htm. Acesso em 30 de Setembro de 2011.
Por Michelly Pessôa
Linha de Código. MySQL Banco de Dados Multimídia. Disponível em:
http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/900/MySQL-Banco-de-Dados-Multimidia.aspx. Acesso em 30 de Setembro de 2011.Macoratti.net. Banco de Dados Multimídia. Disponível em:
http://www.macoratti.net/vb_mmda.htm. Acesso em 30 de Setembro de 2011.
Por Michelly Pessôa