Boa Noite pessoal, hoje vou falar um pouco sobre um software que particularmente adoro bastante, tanto pelo fato de gostar muito de manipular e criar imagens, mas também pelo fato da grande quantidade de ferramentas que ele oferece. Esse aplicativo é o Adobe Photoshop.
O Photoshop foi criado em 1987, por Thomas Knoll, ele estava em casa trabalhando na sua tese de doutorado, quando criou um código em seu computador que exibia imagens em tons de cinza em um monitor de bitmap preto e branco. Mas como o código não estava diretamente relacionado à sua tese de doutorado, ele não deu muita importância. Só mais tarde, quando seu irmão John Knoll se encantou pelo programa, ele percebeu seu potencial. Ambos trabalharam juntos para desenvolvê-lo e em 1990 o viram lançado pela Adobe, que havia comprado o programa. O Adobe Photoshop é o aplicativo de edição de imagem líder no mercado dos editores de imagem, é isso mesmo ele é o mais usado pelos usuários em seus computadores. A concorrência é grande entre os mais variados programas desse tipo, alguns com preços bem simbólicos, mas a Adobe informa que as vendas do Photoshop são responsáveis por mais de 80% do mercado de edição de imagens, e esse número só faz aumentar. Então isso torna o Adobe Photoshop 4x mais usado que todos os seus concorrentes juntos. Sua mais recente versão é chamada de Adobe Photoshop CS5 (sigla cujo significado é Creative Suite 5, correspondente à décima segunda edição desde seu lançamento).
Com ele podemos mudar as imagens, mudar as cores das fotos, tirar manchas (por exemplo uma espinha), dar mais beleza a cor da imagem, podemos mover objetos e pessoas, mudar cor de olho, cabelo, tirar olhos vermelhos. Podemos “engordar” ou “emagrecer” uma pessoa, fazer uma maquiagem, criar logomarcas, enfim, esse programa nos dá uma infinidade de opções para realizarmos em nossas imagens. Também oferece várias ferramentas para criar uma arte do zero.
As imagens são salvas em formatos PSD que é o formato padrão para documentos do Photoshop, assim possui muitos recursos extras como imagens por camadas. Mas também podemos salvar as imagens em vários outros formatos como JPEG, PNG, GIF, etc. só que nesses formatos não podemos mexer mais sobre as camadas. Então é muito aconselhável salvar a imagem “manipulada” em formato PSD antes de juntarmos todas as camadas, pois no formato PSD podemos continuar mexendo em todas as novas camadas que foram surgindo.
Bem, como adoro criar imagens e não ter limites de imaginação faço uso quase que diário desse software. E para que você possa conhecer um pouco mais sobre essa maravilhosa Tecnologia que é o Photoshop, no meu próximo post vou mostrar alguma coisa que pode ser feita com o PS.
O Photoshop não é apenas líder de mercado, ele é um aplicativo para quem preza por maior qualidade nas imagens e seu tratamento.
Referências:
http://www.tecmundo.com.br/photoshop/3942-a-magica-do-photoshop-cs5.htm
http://www.mxstudio.com.br/design/photoshop/o_que_e_o_photoshop__/
Por Michelly Pessôa
Nenhum comentário:
Postar um comentário