domingo, 25 de setembro de 2011

TV Digital


        Ao longo da década de 90, observamos como a Internet modificou radicalmente setores     tradicionais da mídia como o jornalismo impresso, o mercado editorial, e o mercado fonográfico. Sendo que o setor de televisão permaneceu praticamente estagnado, talvez pelo legado da atual infra estrutura mundial de televisão analógica que contempla uma média de disseminação residencial superior a 90% nas áreas urbanas.
        A TV Digital teve seu início nos anos 70, quando a direção da rede pública de TV do Japão Nippon Hoso Kyokai (NHK), junto com um consórcio de 100 estações comerciais, dão carta branca aos cientistas do NHK Science & Technical Research Laboratories para desenvolver uma TV de alta definição (que seria chamada de HDTV). No Brasil, o surgimento da TV Digital foi considerado o terceiro grande marco na história da TV brasileira.
        A TV Digital usa um modo de compressão digital e modulação que envia áudio, vídeo e dados aos aparelhos compatíveis com a tecnologia, proporcionando assim transmissão e recepção de maior quantidade de conteúdo por uma mesma freqüência (canal), podendo atingir alvo de alta qualidade na imagem (alta definição).  O formato, no sistema digital é o widescreen, com a proporção 16:9, semelhante às telas de cinema, diferente do padrão analógico, que funciona na proporção 4:3. Ou seja, tem um ganho de 33% a mais de imagem.
        Para que se tenha TV Digital em casa é necessário ter o sinal digital, que infelizmente no Brasil são poucas as cidades que tem. E também é necessário um conversor digital. Esse equipamento é o Sep top Box que deve ser conectado às televisões que não possuem um sintonizador digital, para que o sinal possa ser convertido pelo aparelho. Alguns conversores set top box possuem integrado um gravador de vídeo digital, que  permite capturar a programação televisiva para ser visualizada posteriormente.
        Não é necessário comprar uma televisão nova para receber o sinal digital.  Pode-se adquirir um set top box, que nada mais é que, um conversor para que sua TV receba o sinal digital, que funciona como um receptor semelhante aos das televisões digitais pagas. É só conectar o conversor na entrada para DVD ou videocassete, e usar.
        A TV Digital pode ser assistida nos celulares, nos computadores, desde que estejam devidamente equipados para tal. Também pode ser vista em carros, trens, ônibus, sem perder qualidade por causa do movimento.

Teleco inteligência em telecomunicações. “Seção: Tutoriais Rádio e TV”. Disponível em http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialconvtvd/pagina_3.asp. Acesso em 24 de setembro de 2011.

Wikipédia. “História da televisão digital”. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_televis%C3%A3o_digital. Aceso em 25 de setembro de 2011.

RIGUES, Rafael. “TV digital é terceiro grande marco da história da TV brasileira”. Disponível em

Por Luana Menezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário