Vou falar mais um pouco sobre Testes de Software. Como já havia dito anteriormente teste é o processo de demonstrar que os defeitos não estão presentes e que determinadas coisas fazem o que deveriam fazer. Há vários estágios de testes, mas hoje, especificamente, vou falar sobre Teste de Aceitação.
Teste de Aceitação é um estágio de teste (define o momento do ciclo de vida do software em que são realizados os testes). Os Testes de Aceitação testam o sistema em relação aos seus requisitos, e às necessidades atuais do usuário é realizado antes da implantação do software, ou seja, ele verifica se o software está pronto e pode ser usado pelos usuários finais para executar as funções e as tarefas para as quais o software foi criado.
Outro tipo de teste de aceitação possível é o teste de paralelo, quando um software é desenvolvido para substituir outro que já está funcionando. Esse novo sistema pode funcionar em paralelo com antigo, assim o comportamento de ambos é comparado, até que se decida que a substituição é possível. O teste em paralelo é indicado em sistemas críticos (sistemas em que suas características causam transtornos ocasionando perdas econômicas, danos físicos ou ameaças aos seres humanos).
E para concluir vou deixando uma dica de um livro que foi lançado em 1979 e que nos trouxe um conhecimento melhor sobre testes. O livro é “The Art of Software Testing” de Glenford Myers, muitos o consideram como o marco inicial de Testes de Software.
Referências:
http://www.sqs.pt/portfolio/servicos/services_uat.htm
http://qualidade-de-software.blogspot.com/2010/01/teste-de-aceitacao.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_aceita%C3%A7%C3%A3o
http://www.devmedia.com.br/post-18952-Sistemas-Criticos.html
Por Michelly Pessôa
Nenhum comentário:
Postar um comentário