domingo, 23 de outubro de 2011

Disco holográfico


                Uma novidade chegou no mercado da informática, uma inovação em armazenamento: a mídia holográfica. A diferença entre discos de rígidos é que ao invés de armazenar dados apenas na superfície de um material, a holografia utiliza também o interior de cristais, permitindo uma densidade de armazenamento muito superior.




                Lançado entre as empresas Maxell e aInPhase, o disco holográfico consegue armazenar até 1,6 Terabytes de dados, com uma taxa de transferência de até 120 MBps. A durabilidade também é muito superior em relação aos discos rígidos atuais.

A tecnologia de gravação do disco holográfico utiliza dois feixes de laser que se interceptam - um com o sinal e outro de referência. Os dados são gravados em figuras geométricas tridimensionais - os hologramas - , permitindo que milhões de bytes sejam gravados no mesmo local físico.
                Uma diferença deste tipo de armazenamento é que ele não fica restrito a formatos, podendo ser construído em formatos de discos, cartões, etc. E pode utilizar raios laser de diversos comprimentos de onda (vermelho, verde e azul).
                Ao invés de escrever e ler um bit de cada vez, como nos discos ópticos e magnéticos, a tecnologia holográfica permite que os bits sejam escritos e lidos em paralelo, com um único feixe de luz. É isto o que permite que a taxa de transferência de dados seja tão elevada.




 
Referência:

Inovação tevnológica. Disco holográfico revolucionário chega ao mercado. Disponível em http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010150051130. Acesso em 23 de outubro de 2011.

Por Luana Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário