sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Ola galera, hoje vou trazer mais um assunto interessante e muito importante na área de TI, vamos conhecer o níveis de teste e suas técnicas.
Bom as técnicas mais utilizadas são as de caixa preta e caixa branca existe ainda a de caixa cinza que seria a intermediária entre eles.  
O teste caixa preta, verifica as funcionalidades e se os requisitos atendem o que foi proposto pelo usuário, em uma visão externa, sem se basear em qualquer conhecimento de código ou da lógica interna do sistema testado. Já o teste caixa branca, vai avaliar as cláusulas de código, a lógica interna do sistema codificado, as configurações e outros elementos técnicos.
Depois de falar um pouco das técnicas, vou mostrar os níveis os estágios de teste, estes dois primeiros que vou falar não são muito utilizados mais é sempre bom estar informado:
Teste de Desenvolvedor
O teste do desenvolvedor indica os pontos de vista do design de teste e a implementação mais apropriada para a equipe de desenvolvedores. A execução deste teste ocorre com o grupo de teste do desenvolvedor que os projetou e implementou, sendo esta uma boa prática para os desenvolvedores para que criem seus testes de modo que fiquem disponíveis para execução de grupos de teste independentes. Sua aplicação consiste em dividir o esforço de trabalho para que haja uma sobreposição planejada

Teste Independente

O teste independente indica que o design de teste e a implementação, sejam executados por alguém que não faz parte da equipe do desenvolvedor. A execução do teste inicial ocorre com o grupo de testes independente, mas estes testadores devem criar testes e torná-los disponíveis também para o grupo de teste do desenvolvedor, para que eles também possam os executar.
A finalidade deste teste é recomendar e criar um ambiente em que desenvolvedor e testadores independentes, compartilhem uma única visão de qualidade.
O Boris Beizer é um engenheiro de software e escritor americano Ele já foi consultado sobre o teste de software e garantia de qualidade com muitas organizações em todo o mundo e ele dá a seguinte explicação sobre a diferença entre o teste independente e teste do desenvolvedor:
"A finalidade do teste independente é fornecer uma perspectiva diferente e, portanto, testes diferentes; além disso, conduzir esses testes em um ambiente [...] mais rico do que é possível para o desenvolvedor."

Teste de Unidade

Verifica os menores elementos testáveis do software. Este teste é implementado logo no início da interação, baseando-se em como o componente participa da execução de um caso de uso, uma unidade pode ser uma função individual ou um procedimento. O desenvolvedor executa o teste unitário durante o desenvolvimento de cada unidade.

Teste de Integração

É a fase de teste em que os módulos são combinados e testados em grupo.
O teste de integração é aplicado após os módulos serem previamente testados individualmente pelo teste de unidade, agrupando-os assim em componentes, e resulta em um sistema integrado e preparado para o teste de sistema.
O propósito do teste de integração é verificar os requisitos funcionais, de desempenho e de confiabilidade na modelagem do sistema. Com ele é possível descobrir erros de interface entre os componentes do sistema.
Testes de sistema:
É a fase do processo de teste de software e de hardware em que o sistema está completamente integrado. Nesta fase os requisitos são verificados em um ambiente de produção, é utilizado na técnica de caixa preta, portanto não requer conhecimento da estrutura lógica interna do sistema. É um teste mais limitado em relação aos testes de unidade e de integração, pois se preocupa somente com aspectos gerais do sistema.
O teste de sistema não se limita a testar somente requisitos funcionais, mas também requisitos não funcionais, como a expectativa do cliente, e por isso inclui também técnicas não funcionais de teste.
Testes de aceitação:
São os testes finais de execução do sistema, realizados pelos usuários, visando verificar se a solução atende aos objetivos do negócio e a seus requisitos, no que diz respeito à funcionalidade e usabilidade, antes da utilização no ambiente de produção.
Os testes, embora sejam de responsabilidade dos usuários, são conduzidos com total suporte da equipe de testes e da equipe do projeto.
Está imagem mostra um pouco da organização de como são feitos os testes, e alem dos níveis de teste e suas técnicas ainda têm os tipos de testes, que vamos ver em outra ocasião, é importante saber suas diferenças por isso essas perguntas mostram uma forma fácil para entender.

 
Referencias: 

Postado por: Giselle Foseca

Nenhum comentário:

Postar um comentário