Ola galera, em uma de minhas postagens falei sobre Java 7 que é uma linguagem de programação hoje vou falar sobre outra linguagem um pouco menos conhecida para leigos, mais bastante conhecida entre programadores, o Python. Está linguagem foi apresentada no final de 1989 por Guido Van Rossum no Instituto de pesquisa nacional para matemática e ciência da computação, sua apresentação a principio foi apenas nos Países Baixos, esta era capaz de tratar exceções e prover interface com o sistema operacional através de scripts. O principal foco deste era aumentar a produtividade dos programadores.
Em 1991, Guido fez uma nova publicação de seu código que foi chamado de versão 0.9.0, em um grupo de discussão o alt.sources. Nesta versão já existiam classes com herança, tratamento de exceções, funções e os tipos de dado nativos list, dict, str entre outros.
Presente também nesta versão um sistema de módulos emprestado do Modula-3. O modelo de exceções também lembrava muito o do Modula-3, com a adição da opção else clause.No ano de 1994 se formou o principal fórum de discussão do Python o comp.lang.python, este foi um marco para o crescimento da base de usuários da linguagem.
Logo após seu lançamento foram feitas diversas versões como a 1.0 que foi lançada em no inicio de 1994, esta apresentava novas funcionalidades incluía ferramentas para programação funcional como lambda, map, filter e reduce. Já na versão 1.4 a linguagem ganhou parâmetros nomeados e suporte nativo a números complexos, assim como uma forma de encapsulamento.
Ao passar dos anos foram lançadas diversas versões cada uma inovando a área de programação a Python 2.0 implementou list comprehension, uma relevante funcionalidade de linguagens funcionais. A sintaxe da linguagem para essa construção é bastante similar a de Haskell, exceto pela preferência do Haskell por caracteres de pontuação e da preferência do python por palavras reservadas alfabéticas. Essa versão 2.0 também introduziu um sistema coletor de lixo capaz de identificar e tratar ciclos de referências.
Já a terceira versão da linguagem foi lançada no final de 2008 e foi chamada de Python 3.0 ou Python 3000. Como noticiado antes mesmo de seu lançamento, houve quebra de compatibilidade com a família 2.x para corrigir falhas que foram descobertas neste padrão, e para limpar os excessos das versões anteriores. A primeira versão alfa foi lançada em agosto de 2007, a segunda em dezembro do mesmo ano.
Atualmente o Python é uma linguagem cada vez mais popular, e também é uma das linguagens favoritas para se ensinar os programadores que estão iniciando.
Referencias:
Postado por: Giselle Fonseca
Nenhum comentário:
Postar um comentário